Os serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados fazem do setor de telecom um dos mais onerosos dentro de uma empresa. Mas isso pode ser revertido e vamos mostrar como!
O cenário de pandemia fez crescer o uso de produtos e serviços relacionados às telecomunicações, que permitem a conectividade necessária para “driblar” o distanciamento social. Na viabilização das calls de trabalho e encontros sociais virtuais, que passaram a fazer parte da nossa rotina, está toda uma indústria que se potencializa.
As previsões apontam para o aquecimento do setor telecom em 2021, com um crescimento de 10% no atendimento às demandas específicas do mercado corporativo, envolvendo software, serviços e hardware.
São dados presentes em relatório da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), de acordo com as estimativas anuais da IDC Brasil, e que sinalizam para um outro fator importante.
Diante de uma demanda crescente das soluções de telecomunicações para o uso corporativo, garantir uma gestão otimizada e, principalmente, a redução de custos com os serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados, é um excelente diferencial competitivo.
É preciso assertividade na escolha dos melhores produtos, bem como na destinação e controle dos investimentos. Nesse artigo, você vai entender que a tecnologia é ótima aliada para viabilizar o melhor gerenciamento de gastos relacionados à infraestrutura de telecomunicações da sua empresa, o que inclui a escolha pelas melhores soluções. Siga com a gente!
O olhar para a gestão de telecomunicações
O melhor investimento que uma empresa pode fazer é o que garante resultados certeiros, concorda? Mas chegar a isso, no que diz respeito à estrutura de telecomunicações corporativa, não é exatamente uma tarefa fácil.
Falamos de uma das maiores dores de cabeça para os gestores empresariais, que é o controle de gastos com produtos e serviços telecom. Algo que, embora muita gente não saiba, está entre os fatores líderes de comprometimento do orçamento das organizações de diferentes perfis.
Para que sua empresa tome o melhor rumo, equacionando adequadamente o custo/benefício dos produtos e serviços em telecomunicações, é preciso focar em gestão coerente.
Partindo de um olhar para os princípios de gerenciamento, se torna possível planejar investimentos, tomar decisões e conduzir de maneira minuciosa a organização de tudo o que está sendo gasto. Isso inclui desde a contratação de um plano junto às operadoras que atenda às necessidades da empresa, até a escolha das principais tendências em tecnologia.
Um caminho percorrido de forma muito mais prática, rápida e certeira com a assessoria de serviço especializado de gestão em telecomunicações. A partir dessa consultoria, você tem acesso ao conhecimento necessário para garantir que não haverá desperdício de recursos em um setor estratégico para os negócios.
Vamos agora entender os processos de gestão de telecomunicações que essa assessoria ajuda seu negócio a implantar? Vai ser surpreendente perceber como esse trabalho é efetivo na redução de gastos com a estrutura telecom envolvida na operação diária da empresa.
Inventários e auditorias
Ter o controle é sinônimo de menos desperdício. Por isso, fica a cargo do gestor de telecom a elaboração de um inventário completo, o que inclui o número de linhas e ativos da empresa, quais suas funções e como estão sendo empregadas.
Tal estratégia objetiva descartar linhas obsoletas, bem como evitar as cobranças indevidas, ou pagamentos por serviços que não atendem às demandas do negócio.
O controle também inclui a realização de auditorias periódicas nos serviços de telecomunicações, visando transparência nos gastos e se estão de acordo com as diretrizes e normas da empresa.
Controle do faturamento
No universo corporativo, erros de faturamento, por parte de provedores e operadores, infelizmente são comuns e exigem atenção. A análise de uma fatura pode representar economia e evita que as falhas tenham continuidade.
Nesse trabalho de diagnóstico, o gestor cruza informações presentes nas faturas recebidas das operadoras de telefonia e nos contratos firmados, além de revisar cálculos de impostos e cobranças, na busca de possíveis incoerências. Ou seja, é o pagamento correto pelo que está no contrato e nada mais do que isso.
Outra forma de controle é a conferência daquilo que está sendo gasto nas faturas individuais, buscando uma maior conscientização por parte dos usuários dos valores e uso adequado das linhas.
E pasme: essas atitudes de monitoramento podem levar a uma redução de 20% com o gasto total da organização com telecomunicações.
Renegociação e vantagens
Se a empresa está insatisfeita com os serviços prestados, ou com as condições acertadas, nada melhor do que renegociar o contrato com as operadoras. É um processo que parece simples, mas exige conhecimento e tato. As prestadoras de serviço se mostram abertas para rever o que foi acordado, mas costumam apresentar contrapontos.
Aí é que entra o olhar do gestor especializado e atento. Ele saberá das vantagens e desvantagens em rever as cláusulas, tornando o mix de serviços melhor e mais barato. Economia e lucratividade na certa!
Aplicação de tecnologias de ponta
Existem inovações que equacionam perfeitamente otimização de gestão e redução de custos. São ferramentas específicas para o maior controle dos recursos destinados à telecomunicação, utilizando as últimas tendências em tecnologia no segmento. E os resultados podem ser imediatos!
O olhar clínico de um trabalho de gerenciamento profissionalizado vai identificar as melhores alternativas para o seu caso, de forma objetiva.
A CelPlan tem a solução para a sua empresa
No que se refere à consultoria voltada para um plano de investimento e controle de gastos com infraestrutura de telecomunicações, a CelPlan oferece a solução perfeita para a sua empresa ter maior assertividade no processo de gestão e na redução de gastos com telecom.
São mais de 25 anos de experiência no design de redes de telecomunicações, que garantem excelente know-how acumulado. E todo esse conhecimento e competência é aplicado nos serviços de consultoria de alto nível para diversas áreas profissionais, incluindo definições de tecnologia para projetos futuros.
O trabalho de consultoria em gestão de telecomunicações que oferecemos se baseia nas seguintes premissas fundamentais:
- Status da infraestrutura existente, depreciação e obsolescência;
- Análise e recomendações de tecnologia;
- Design de rede;
- Preparação de RFPs;
- Planos de expansão;
- Conformidade regulatória;
- Planos de expansão plurianuais;
- Retorno de investimento (ROI).
É um conjunto de ações que leva empresas de diferentes segmentos ao controle de todos os ativos do parque telecom. E os clientes ainda têm acesso ágil ao histórico das operações e controle do estoque/RollOut.
Quer saber mais como fazer a sua empresa otimizar a gestão em telecomunicações e acertar na redução de custos? Entre em contato com a nossa equipe e conheça melhor a consultoria especializada e profissional da CelPlan!