Além de oferecer soluções que atuam diretamente na melhoria da experiência do usuário, a CelPlan garante também um aumento de capacidade e redução de CAPEX/OPEX – graças a um conjunto exclusivo de ferramentas para otimizar redes 4G e 5G.

Os principais desafios do User Experience

O tráfego de dados é ditado e, consequentemente, se autoajusta à capacidade da rede. Esse autoajuste influencia a satisfação do cliente, entretanto a OSS da rede e as ferramentas existentes não são capazes de avaliar o nível de aprovação com precisão.

Além disso, as redes 4G e 5G se autorreparam contra ruídos e interferências – por meio de esquemas ajustáveis de modulação. Contudo, esse recurso reduz a capacidade da rede e aumenta a interferência, provocando um efeito de cascata.

Para identificar a origem desse problema, as medições tradicionais não são suficientes, o que pode resultar em correções aleatórias na rede e um OPEX muito grande e sem resultados efetivos. Cerca de 60% dos sites implantados hoje, para aumentar a capacidade, são ineficazes e, em muitos casos, até reduzem a capacidade da rede, provocando um grande desperdício de CAPEX.

CellExperience™: predição da experiência do usuário

O excesso de informações que métodos tradicionais oferecem – como teste de unidade e medição de OSS – pode ser enganoso, levando à correção da célula errada ou a recomendação de implantações desnecessárias.

O CellExperience™ permite eliminar esses sites desnecessários antes mesmo da implantação e prevê, com precisão, o que acontecerá com a capacidade da rede após essa etapa – provocando reduções substanciais de CAPEX e diminuição de testes de direção e de rolagem de caminhões para consertar a rede, o que promove, consequentemente, menores despesas de OPEX.

CellPhone™: análise da experiência do usuário

Pensando no desafio das operadoras de avaliar e analisar o desempenho da rede de dados, devido às características adaptativas dela – em termos de tráfego transportado, modulação e esquemas codificação –, a CelPlan disponibilizou o CellPhone™. Essa solução de crowdsourcing avalia a experiência do cliente, mapeia-a geograficamente por hora do dia e pode ser utilizada para melhorar ainda mais as previsões do CellExperience™.

Para oferecer análises de ponta a ponta, a tecnologia conta com dois módulos: um cliente e um servidor. No lado do cliente, os usuários podem baixar o CellPhone™ – para celulares com sistema operacional Android (disponível na Play Store) – e receber informações sobre conectividade, satisfação do usuário, testes de velocidade, registro de chamadas e avaliação subjetiva do desempenho dos aplicativos (pesquisa de usuário).

Já o módulo servidor permite a pré-configuração de sessões de dados, simulando interações do usuário – como Skype, telefonemas, download/upload de FTP etc. – e gera diversos relatórios sobre medições georreferenciadas, monitoramento do tipo de mensagem de tráfego/teste, classificação automática da experiência e qualidade percebida pelo terminal do usuário (objetivo), registro de chamadas de teste e das respostas da pesquisa de perspectiva do usuário (subjetivas).

Nossa experiente equipe permite o desenvolvimento de ferramentas de software de excelência – graças à uma vasta experiência internacional, com projetos na África, Oceania, Europa, Ásia e Américas do Norte, Central e Sul. Por isso, nossas soluções para melhoria da experiência do usuário conseguem superar obstáculos que dificilmente são vencidos por métodos tradicionais análise e predição.