Nos últimos 20 anos, o avanço da computação e da internet é inquestionável, e essa evolução marcou mudanças significativas em toda a sociedade. Entretanto, ao lado de todos os benefícios, também surgiram alguns problemas que demandam atenção e cuidado – não apenas na esfera pessoal, mas também profissional.

A migração para o digital

Com o passar do tempo, estamos observando as mais diversas demandas do dia a dia serem adaptadas ao ambiente virtual. Consequentemente, os processos, informações, documentos e dados também são levados às novas plataformas. Tanto em relação a indivíduos como a empresas, as redes concentram, cada vez mais, todas as informações possíveis sobre tudo e todos.

Sob o pretexto da agilidade e da praticidade, nos tornamos cada vez mais dependentes da tecnologia – o que, embora torne tudo mais prático, também aumenta os riscos a que estamos expostos. Todos os dias, preenchemos os mais diversos formulários com nomes, documentos pessoais, CNPJ, senhas, e aí entra a questão: quem pode ter acesso a isso?

Na teoria, apenas as partes a quem cedemos autorização. Entretanto, está tudo na web, e ataques de hackers e invasores não são nada incomuns, principalmente para empresas. Nesse contexto, haja vista todas essas informações estarem na rede, é constantemente necessário criar e atualizar mecanismos que as protejam de visitantes indesejados que queiram utilizá-las para fins não autorizados.

A necessidade de proteção

Desde os primórdios do desenvolvimento de redes, já era sabida a necessidade do desenvolvimento de medidas de segurança. Assim, empresas especializadas em tecnologia da informação e da comunicação trabalham diariamente para desenvolver tais mecanismos que blindem dados e informações privadas de ataques cibernéticos.

A CelPlan tem o orgulho de fazer parte dessas empresas, estando comprometida com o desenvolvimento de tecnologias e inovações de ponta que englobam todo o setor de telecomunicações.

Porque priorizar a cibersegurança em empresas?

Principalmente em momentos como esse, em que pessoas estão trabalhando de suas casas por todo o mundo, as informações das empresas (que, em boa parte, são confidenciais) navegam em redes quem podem não ser tão seguras.

Dessa forma, priorizar a segurança cibernética é indispensável independentemente do setor de atuação da empresa, seja para prevenir ou proteger eventuais ataques. Para isso, é necessário investir em mais de uma frente. Explicamos a seguir.

A orientação de equipes

Com certeza a empresa possui regulamentos e práticas que protegem a propriedade e as informações da companhia. Em geral, essas recomendações são passadas aos colaboradores durante a integração à empresa, logo após a contratação.

Entretanto, momentos como esse exigem que essas normas sejam reforçadas com todas as equipes. Assim, é importante trabalhar uma comunicação clara e efetiva que:

  • Elimine dúvidas
  • Oriente os profissionais com boas práticas de segurança da informação
  • Reforce a importância da confidencialidade
  • Aponte processos e dicas para mitigar riscos

Investimento em softwares de proteção

Não basta contar apenas com a prudência e o cuidado. Por isso, o recomendado é contar com sistemas e softwares desenvolvidos especialmente para proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos.

Ao contratar empresas que oferecem essa solução, além de oferecerem um amparo legal e especializado, você ainda dispõe de equipes altamente treinadas para lidar com imprevistos e reverterem possíveis ataques.

Conclusão

Por isso, não dê chance ao risco: segurança cibernética é indispensável para toda e qualquer empresa. Além de proteger as informações e propriedades da sua companhia, aumenta a confiabilidade do seu cliente na sua marca.

Para proteger a sua empresa contra qualquer tipo de ataque virtual, conte com a CelPlan! Entre em contato conosco e saiba mais!

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre as soluções e agende uma vistoria:



    NEWSLETTER

    Cadastre-se em nosso banco de dados para ficar por dentro de todas as novidades da CelPlan!