Em tempos de alta preocupação com a preservação do patrimônio material e humano, nada melhor do que contar com bons aliados. E as inovadoras tecnologias em segurança eletrônica cumprem com excelência esse papel.
Não é sem motivo que a garantia de segurança tem sido uma preocupação presente na agenda de entidades públicas e representativas da sociedade civil, bem como dos órgãos governamentais e das empresas privadas. Dados presentes em publicações oficiais, como o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontam para um crescimento de 4% no número de mortes violentas no país em 2020 quando comparado ao ano anterior. Isso justifica os investimentos crescentes em alternativas, como os sistemas de videomonitoramento.
Preparado para prover soluções que reforçam a proteção do patrimônio e das pessoas, o segmento de segurança eletrônica se aprimora em excelência e resultados. Em 2019, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor faturou R$ 7,17 bilhões, esperando-se um crescimento de 12% em 2020.
Na pesquisa Panorama e Tendências do Mercado 2021, também conduzida pela Abese, mais de 60% das empresas das áreas consultadas estimavam um crescimento real de até 15% durante 2021. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o quanto esses números têm a ver com alto investimento em tecnologia de ponta, por parte de toda uma engrenagem focada em promover segurança.
Para entender o sistema de videomonitoramento
Um excelente exemplo são as eficientes estruturas de acompanhamento por vídeo. Em seu conceito mais amplo, o videomonitoramento abarca os diferentes tipos de operação de segurança que envolvem captura e transmissão de imagens geradas em tempo real para uma central de monitoramento.
Nesse espaço, é possível analisar o material captado pelo circuito de fiscalização, com chance de ação rápida, tanto em nível reativo como preventivo, quando for percebido qualquer evento incomum. Os sistemas de videomonitoramento se fazem cada vez mais presentes, como parte das estratégias de segurança pública e privada.
A utilização desses equipamentos ganha maior escala principalmente pela ampla adaptação à tecnologia de ponta. Com os inovadores sistemas de monitoramento inteligente, é possível operar a partir de programas de computador aptos a interpretar as informações e detectar automaticamente qualquer ocorrência ou atividade suspeita. Nesses casos, o sistema emite instantaneamente um alerta para a central de monitoramento, que pode tomar uma decisão mais assertiva.
De olho nos benefícios
Contar com essa estrutura de apoio na fiscalização da segurança agrega uma série de fatores positivos. Confira alguns dos mais evidentes:
- O trabalho dos operadores é otimizado. Afinal, eles contam com o auxílio das ferramentas de inteligência artificial, que detectam ações em diferentes cenários, com geração imediata de alertas;
- Em um moderno sistema de videomonitoramento, as imagens têm alta qualidade e podem ser revistas sempre que necessário, sem perda da nitidez;
- A central de monitoramento funciona em tempo real, por 24 horas e nos sete dias da semana. Isso sem contar a perspectiva de armazenar imagens e ainda gerar relatórios;
- A fiscalização por vídeo inibe a ação de criminosos;
- É comprovada a redução de custos, a partir da opção por uma estratégia de segurança que otimiza processos e recursos. É uma infraestrutura com desempenho aprimorado, no qual os colaboradores podem, efetivamente, atuar na visão estratégica.
Cinco razões para investir agora
São vantagens colhidas por quem já entendeu o papel de um sistema de videomonitoramento na condução de políticas de segurança eficientes e inteligentes.
Se você quer ter ainda mais certeza de que essa opção vale a pena, preste atenção nos motivos que separamos.
1. Controle de qualquer lugar
No cenário da pandemia, houve um aumento da adesão às modalidades remotas de trabalho e operação, assim como aos regimes híbridos de atividade laboral. Mais uma justificativa para as sedes das empresas, por exemplo, contarem com a viabilidade de fiscalização a distância, característica do acompanhamento por vídeo.
2. Múltiplos recursos
Em um contexto de inovação constante e veloz, os sistemas de videomonitoramento se tornam cada vez mais inteligentes e integrados. É uma indústria que se aprimora na oferta de diferenciais agregados ao primordial papel de fiscalização. As câmeras termográficas, por exemplo, realizam a aferição de temperatura em massa: uma funcionalidade e tanto nos tempos de COVID-19. E o mais interessante é que essa gama de recursos é adaptável a demandas e vulnerabilidades específicas, a partir do criterioso estudo de cada caso.
3. Tecnologia de ponta
Quando se fala em funções avançadas, entram em jogo outras interessantes perspectivas. As câmeras que compõem os sistemas de videomonitoramento atuam integradamente a softwares analíticos. Dessa forma, os equipamentos ganham conformidade com a realização de atividades mais complexas e detalhadas, como a leitura de placas de carro.
4. Decisões rápidas e assertivas
O acesso às informações em tempo real, até mesmo a partir de dispositivos móveis, traz agilidade à ação perante situações de risco, determinando também que as decisões sejam mais certeiras. Quesitos fundamentais em se tratando de reforçar a segurança e evitar prejuízos materiais e humanos.
O cuidado na montagem da infraestrutura
Além de todos esses fatores, na etapa da estruturação de um sistema de videomonitoramento, ainda é preciso levar em conta o acesso a informações sigilosas e exclusivas. Por isso, é fundamental o cuidado na escolha de um parceiro que alie excelência e confiança.
É o caso da CelPlan, player internacional que tem na área de monitoramento por vídeo uma das especialidades de atuação, a partir da Wi4Net, divisão específica da marca. A família inovadora de soluções de banda larga sem fio, com flexibilidade única em design e implantação, dá vida a estruturas perfeitamente integradas ao que há de mais recente em tecnologia para o segmento.
São centenas de unidades instaladas, atendendo, de forma singular, as necessidades de diferentes mercados. Temos cases desenvolvidos para governo, segurança pública, trânsito/transporte e energia.
Ficou interessado nos sistemas de monitoramento por vídeo e nas soluções da categoria desenvolvidas pela CelPlan? Não perca a chance de assistir ao webinar “Teleassistência – Tecnologias de Videomonitoramento como ferramentas para segurança operacional, patrimonial e cibernética”, disponível NESTE LINK. Está imperdível para quem quer investir na segurança eletrônica, com garantia de bons resultados.