Smart Cities

Saiba o que é uma Smart City e conheça algumas das soluções tecnológicas mais aplicadas

Mais do que um conceito, as Smart Cities (Cidades Inteligentes) se inserem como uma alternativa para garantir ao mundo uma melhor qualidade de vida, se apoiando nas soluções tecnológicas que promovem, entre outros aspectos, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade.

No Brasil, grandes centros urbanos já se destacam pelo seu rápido avanço. Segundo uma pesquisa do jornal O Estado de São Paulo (Summit Mobilidade Urbana), as cidades de Campinas, São Paulo e Curitiba já possuem recursos que as qualificam como cidades inteligentes — embora seja apenas o começo.

 

Quer entender melhor como essas cidades inteligentes estão sendo desenvolvidas? Então, leia a matéria e conheça as soluções tecnológicas para os grandes desafios dos municípios.

 

O que são as Smart Cities

 

As Smart Cities possuem esse nome pois se apoiam no uso estratégico de sua infraestrutura para superar grandes desafios coletivos. Na prática, elas utilizam de recursos tecnológicos, institucionais e humanos para transformar as bases de funcionamento de um município, visando sempre melhorar a qualidade de vida da população.

 

Uma Smart City não é necessariamente uma cidade tecnológica, mas para que ela realmente funcione, tecnologias como a Internet das Coisas, computação na nuvem, telecomunicações e entre outras precisam estar presentes nas suas soluções.

 

A importância da tecnologia

Apesar dos desafios de cada cidade serem diferentes, de forma geral, são as tecnologias que conseguem melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos seus processos. Com o uso de dados e conexões otimizado, é possível compreender as dores reais de cada problema, aplicar estratégias assertivas e gerar novas experiências à população.

O horizonte de sua aplicação é imenso. Entre alguns exemplos, é possível destacar a possibilidade de melhorar o gerenciamento de tráfego, a remoção de resíduos e o gerenciamento de recursos e segurança — ações que beneficiam a habitabilidade, a sustentabilidade e até a empregabilidade das comunidades.

Principais usos

  • Telecomunicação
    Provedor de serviços de inteligência
  • Dados
    Apoio científico para melhores decisões.
  • IoT e IA
    Responsáveis por gerar experiências genuínas nas Smart Cities.

 

Conheça 3 grandes exemplos de Smart Cities no mundo

Dubai
Construída em cima do deserto, a cidade de Dubai, um dos maiores exemplos de cidade inteligente no mundo, é conhecida por superar os maiores desafios ambientais.

Seus principais esforços são na área de infraestrutura, digitalização, energia limpa e transporte sustentável.

Masdar City
Masdar é uma cidade planejada que está sendo construída no Emirado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

As suas iniciativas sustentáveis ​​de longo prazo estão relacionadas à energia, espaços verdes, desempenho dos edifícios, mobilidade e agricultura.

Londres

A cidade de Londres se destaca pelo seu foco no cidadão. Apesar de estar no início de seu desenvolvimento como uma cidade inteligente, ela já possui iniciativas relevantes, como: taxar a circulação de veículos poluentes na região central, transformar uma das principais ruas da cidade em uma rua exclusiva para pedestres, além de aplicar tecnologias que possibilitam Wi-Fi, iluminação e carregadores de veículos elétricos.

De formal geral, os critérios que definem uma cidade inteligente são diversos e, como exemplificado acima, não se baseiam apenas na tecnologia. Mas o seu ponto crucial e mais importante sempre será a qualidade de vida das pessoas que lá vivem. Entre os principais desafios urbanos atuais estão: a mobilidade, a sustentabilidade e o mercado de trabalho.

Soluções CelPlan para Smart Cities

Com base em todo o nosso conhecimento, experiência e tecnologia, a CelPlan já oferece apoio para os projetos de Smart Cities do ponto de vista das telecomunicações, infraestrutura governamental, infraestrutura educacional, escritórios remotos, gerenciamento de energia, otimização de rodovias e transporte.

Nossas principais resoluções:

  • Minimizar o deslocamento populacional diário;
  • Melhorar as condições de vida nos bairros fora do centro;
  • Melhorar o fluxo de tráfego nas principais vias de transporte;
  • Regular o acesso às principais vias de transporte para mantê-las no fluxo máximo.

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato com a gente!

NEWSLETTER

Cadastre-se em nosso banco de dados para ficar por dentro de todas as novidades da CelPlan!