O uso da solução Intelligent Transportation System (ITS) na evolução das linhas ferroviárias
A melhoria da mobilidade urbana e dos sistemas de transporte rodoviário não está limitada só à infraestrutura. Ela também precisa acompanhar todas as necessidades e exigências sociais que surgem de um mundo dinâmico e sempre em movimento. O acesso à internet durante todo o percurso ou viagem, por exemplo, é uma consequência clara dos novos tempos – que, cada vez mais, precisam levar em conta a experiência do usuário. É neste contexto que surgem tecnologias como a Intelligent Transportation System (ITS).
Na prática, não importa qual é o sistema de transporte escolhido. Quem embarca em um ônibus, trem, metrô ou navio, por exemplo, espera encontrar qualidade no sinal de internet, seja para passar o tempo, seja para antecipar algumas tarefas do trabalho, como enviar um e-mail.
Mas não é só o uso da internet pelos passageiros que facilita o deslocamento diário da população. Outras ferramentas tecnológicas também contribuem para melhorar a mobilidade urbana e tornar mais atrativos os meios de transporte alternativos, levando à redução do uso de veículos particulares.
É isso que vamos mostrar neste texto, que aborda a importância da tecnologia para o transporte do futuro.
O que é Intelligent Transportation Systems (ITS)
Nos tempos atuais, muita gente aproveita o tempo de deslocamento para fazer outras atividades: ler as notícias do dia, passar tempo nas redes sociais e, até mesmo, trabalhar um pouco. Mas, para isso, é preciso contar com uma boa qualidade de sinal que não traga surpresas ou falhas a todo momento. É isso que faz o chamado Intelligent Transportation Systems (ITS).
ITS, na tradução para o português, significa Sistema de Transporte Inteligente. É uma tecnologia que melhora a eficiência do transporte em várias questões: a infraestrutura, a gestão do tráfego e o gerenciamento de mobilidade, só para citar alguns exemplos.
O ITS é o que está por trás da bilhetagem eletrônica dos sistemas de transporte público urbano, por exemplo. E do uso de GPS nos ônibus, que faz o monitoramento do trajeto e controle das rotas e horários. Ou, ainda, dos aplicativos de trânsito que enviam alertas de congestionamento e superlotação.
São muitas as áreas que se beneficiam dos Sistemas de Transporte Inteligente. Para quem faz logística, por exemplo, é possível rastrear toda a entrega da carga para o consumidor final — e, com isso, viabilizar estratégias em caso de atrasos ou perdas de produção.
Mais do que oferecer facilidade e comodidade, o uso do ITS também traz mais segurança para quem transporta e para quem é transportado. E, claro, também reflete em uma considerável redução de custos.
Dificuldade da conexão em transportes
O uso da tecnologia e da internet nos diferentes meios de transporte já vem se tornando uma realidade cada vez mais comum no dia a dia da mobilidade. No entanto, há um tipo modal que ainda enfrenta um pouco mais de dificuldade de conexão que os demais: os trens e metrôs. Isso acontece porque, afinal, a operação desse tipo de serviço é, comumente, muito mais complexa e dependente de inúmeros aspectos técnicos do que um ônibus, por exemplo.
Ainda assim, os trens têm muitos destaques e diferenciais em comparação a outros meios. Além do transporte de pessoas, eles também têm capacidade de carregar grandes quantidades de carga de uma só vez. O custo por tonelada também é muito mais baixo do que um transporte que utiliza rodovias.
Por este motivo, a expansão da conectividade neste modal é o que ajudará a popularizar ainda mais as viagens ferroviárias nos dias atuais. Para chegar lá, no entanto, é preciso investir em tecnologias que sejam capazes de oferecer sinais duradouros de qualidade em todo o percurso — não só para os passageiros, mas também para a própria operação do trem. No caso, é necessária uma rede cabeada de transmissão de dados e uma conexão eficiente ao longo de todos os trilhos.
Soluções de comunicação oferecidas pela CelPlan
Fornecer comunicações aos trens não costuma ser uma tarefa acessível ou barata. Mas não é impossível. Já existem, por exemplo, algumas opções no mercado que podem ser exploradas. As mais comuns são o uso das redes de operadoras celulares, as redes privadas e os satélites.
Redes de operadoras celulares
Um dos grandes desafios do sistema ferroviário é a disposição de sinal de telefone celular durante todo o trajeto do trem. Nem sempre as operadoras de telefonia conseguem acompanhar longos percursos, o que reflete em uma cobertura limitada, irregular ou, até mesmo, inexistente em alguns pontos.
A alternativa para estes casos é a disponibilidade da taxa de transferência de dados, que permite uma comunicação em esquemas de baixa modulação.
Redes privadas ao longo dos trilhos
As redes privadas são a melhor opção para obter qualidade e uniformidade na taxa de transferência. No entanto, exigem um investimento alto. Por este motivo, costumam ser mais utilizadas em trajetos longos e com alta densidade de tráfego.
Satélite
Os satélites costumam ser a última opção de uso, especialmente quando nenhuma outra for possível ou estiver disponível. Isso porque é uma alternativa de alto custo e baixa capacidade.
O que é a solução CellRail?
A tecnologia torna as operações comuns do dia a dia cada vez mais rápidas e baratas. Com a mobilidade urbana não é diferente e, de tempos em tempos, surgem soluções melhores e mais adequadas para atender a necessidades bem específicas, como o transporte ferroviário. A CelPlan, que está há 30 anos no mercado e desenvolve projetos inovadores de comunicação, está de olho na carência de opções para este setor. Foi assim que nasceu a solução CellRail.
O CellRail foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros e explora as três possibilidades que existem hoje – as redes das operadoras celulares, as redes privadas e os satélites – numa única ferramenta. Com isso, é possível oferecer comunicação de alto desempenho durante os percursos das locomotivas, seja ao longo dos trilhos ou na passagem por pontes, túneis e edifícios de estações.
A tecnologia é personalizada para se encaixar perfeitamente às necessidades do cliente. Ela tem capacidade de fornecer uma taxa de transferência de dados acima de 100 Mbps, o que é cinco vezes maior do que a necessidade para um único carro (20 Mbps). Em relação a isso, a solução CellRail se torna interessante porque evita um alto investimento inicial e também de manutenção. Também oferece ao passageiro a possibilidade de acesso à internet similar ao que ele tem em casa.
Além disso, o CellRail ainda usa diferentes opções de componentes COTS (Commercial Off-The-Shelf), considerados eficientes pela facilidade de serem atualizados e aperfeiçoados ao longo do tempo. A solução também oferece suporte a comunicações entre trens para outras aplicações, como Positive Train Control (PTC).
As soluções da CelPlan que já ajudaram o transporte público
O trem de transporte da CPTM de São Paulo, o metrô de Salvador e a ferrovia da Vale são alguns dos exemplos que utilizam as soluções da CelPlan pelo Brasil.
No caso da Vale, os trilhos estão conectados a um sistema de comunicação ao longo de mil quilômetros. Já no caso de São Paulo, a tecnologia permitiu uma operação sem motorista e com portas automatizadas para o acesso de passageiros na Linha 4-Amarela. Também foi utilizado um sistema de videomonitoramento a bordo, trackside e OCC em tempo real, de acordo com normas, requisitos legais e análise de RAMS profunda.
As soluções da empresa também já foram utilizadas fora do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, a CelPlan foi responsável pelo design e implementação de um sistema turnkey de infraestrutura de rede sem fio de alta velocidade em um projeto de trackside network para a Amtrak. O trabalho abrangia parte da linha ferroviária na costa leste do país, entre Boston e Washington, e ofereceu uma taxa de dados mínima de 25 Mbps de downlink sustentável, em suporte ao acesso à internet Wi-Fi do cliente e potenciais aplicações secundárias.
Esses são apenas alguns dos exemplos de como a CelPlan está comprometida com o desenvolvimento de tecnologia e inovações de ponta e com projetos personalizados focados no conforto e bem-estar dos passageiros.
Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos produtos e serviços!