Potencializada pelo 5G, a Internet das Coisas promete revolucionar as linhas de produção com eficiência e flexibilidade
Como já era esperado, o 5G chegou para revolucionar as empresas e indústrias do mundo. Hoje, há quem diga que ele será essencial para alcançar um processo de produção inteligente com base em dados profundos e conectados, resultando em mais eficiência e segurança. Como já falamos aqui, será um verdadeiro salto de competitividade devido à sua alta velocidade de navegação.
Com isso, ao integrar a rede 5G com sistemas de IoT (Internet of Things), os fabricantes vão conseguir operar com muito mais flexibilidade e facilidade, acelerando o caminho para um ecossistema ágil entre todas as pontas do negócio.
Isso vai acontecer a partir de uma rede muito mais estável, com inúmeros equipamentos e dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem limitações e muito mais possibilidades de otimização.
No Brasil, apesar do atraso em relação aos outros países, a implantação do 5G e a evolução da IoT já deram os seus passos iniciais. Por isso, as indústrias devem estar preparadas para colher as vantagens dessa nova revolução tecnológica.
Vamos entender quais as oportunidades desse atual cenário? Siga na leitura!
A relação entre IoT e 5G Industrial
Prever como serão as indústrias do futuro é sempre um grande desafio no século XXI. Afinal, os avanços tecnológicos operam em uma velocidade nunca vivenciada — sempre com um crescimento exponencial. No entanto, a expectativa é que o 5G Industrial lidere a transformação das indústrias nos próximos 30 anos, revolucionando o que conhecemos hoje como Indústria 4.0.
Isso deve acontecer pois, com alta velocidade de conexão permitida pela tecnologia 5G, novos produtos, equipamentos e softwares poderão ser desenvolvidos para otimizar, ou melhor, revolucionar as cadeias produtivas. E sim, estamos falando principalmente da tecnologia IoT (Internet of Things), que define a interconexão virtual entre qualquer objeto ou máquina com a internet, conectando o mundo físico ao on-line.
Esta nova tecnologia já está gerando diversas oportunidades tecnológicas para todos os setores de atuação. Alguns exemplos abrangem novas e distintas possibilidades de conectar clientes e fornecedores, evitar a redução drástica de estoques, responder rapidamente às necessidades e demandas etc.
Nas indústrias, dispositivos e objetos passam a coletar e compartilhar grandes quantidades de dados, permitindo que as empresas tenham mais acessibilidade e controle sobre o Big Data e possam extrair insights relevantes para aplicar em seus negócios.
Principais benefícios da IoT Industrial
As corporações têm passado por diversas transformações digitais contínuas que visam acelerar os negócios. Nos últimos anos, podemos observar que essa aceleração foi liderada pelas tecnologias em nuvem e Big Data.
Com a chegada e o desenvolvimento da conexão 5G, novos avanços acontecerão nessas áreas e, inclusive, dentro das bases da Indústria 4.0. As plataformas de IoT serão capazes de conectar soluções pontuais e sensores discretos de forma a monitorar processos inteiros.
Isso engloba desde a pesquisa e desenvolvimento até o final do ciclo de vida do produto, criando um novo ecossistema totalmente integrado. Abaixo, nós separamos alguns dos principais benefícios que a IoT vai proporcionar ao setor industrial:
- redução do custo;
- vantagem competitiva;
- aumento do faturamento;
- processos mais qualitativos;
- aceleração de inovações/produtos;
- flexibilidade na produção;
- redução de estoque;
- redução de recursos humanos.
Os desafios da IoT no Brasil
As oportunidades de desenvolvimento econômico e de serviços mais qualitativos com a IoT não se limitam apenas ao setor industrial. Na verdade, a nova tecnologia vai influenciar as mais diversas áreas, como: cidades inteligentes, saúde, construção domiciliar, lojas e escritórios, logísticas, veículos e até a produção rural.
Mas tratando especificamente das indústrias, como falamos acima, esse avanço vai impactar mais profundamente o ganho de eficiência através do monitoramento da cadeia de produção, além de trazer mais segurança no trabalho a partir de sensores conectados.
O grande desafio para o Brasil é destravar as barreiras que limitam o potencial de desenvolvimento dessa tecnologia. Segundo um estudo de diagnóstico apoiado pelo BNDES, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), os desafios brasileiros para a IoT passam por 4 grandes frentes:
- Humana: a falta de formação básica, técnica e superior para mão de obra.
- Territorial: falta de estímulo direto para a internacionalização de soluções brasileiras.
- Regulatória: legislações que ainda dificultam a criação de modelos de negócios inovadores e de maior cooperação intrassetorial.
- Conectividade: Atrasos em implementações e limitações de espectros de conectividade em diversas regiões.
Redes 5G privadas para IoT Industrial
Brasília foi a primeira capital a ter oferta em larga escala da quinta geração de internet móvel no Brasil, ainda em julho de 2022. No entanto, o avanço brasileiro se dá em passos mais lentos, em comparação com outros países, e a previsão é que a rede chegue em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes somente em 2029.
É justamente nesse cenário que surge o conceito do 5G Industrial. Com a implementação pública do 5G avançando nos países mais desenvolvidos, as empresas podem buscar vantagens competitivas com a tecnologia. Mas isso não deve acontecer com as mesmas redes de telecomunicações celulares.
Como revelou uma pesquisa — não publicada — da Forrester Research, divulgada pela Network World, cerca de 44% dos tomadores de decisões de telecomunicações corporativas planejam criar as próprias redes privadas.
Dessa forma, elas poderão substituir redes locais com fio onde uma rede fixa de infraestrutura de comunicação não é viável — seja pelas restrições físicas ou pelo aumento do número de usuários e dispositivos móveis conectados.
De forma geral, as vantagens que as empresas buscam com a rede 5G privada são:
- mais segurança de dados;
- disponibilidade total;
- baixa latência;
- alto rendimento;
- eficiência nos custos.
Como a CelPlan pode colocar a sua indústria na frente
Com todo esse cenário desenhado, é esperado um aumento no tráfego sem fio de forma exponencial, com uma demanda cada vez maior dos usuários tradicionais e também do advento da IoT (Internet of Things). Essa demanda requer mais espectro e diferentes metas de QoS (Qualidade de Serviço).
A CelPlan está presente no mercado de IoT e 5G desde o início das discussões, em 2010. Por isso, possuímos o conhecimento, as habilidades e as ferramentas necessários para projetar redes IoT e implantar as redes 5G.
Além disso, é fato que o uso ampliado dessas redes pelo mercado também aumentará os riscos de ciberataques. Afinal, qualquer dispositivo que esteja conectado à internet pode ser uma porta de entrada para o vazamento de informações confidenciais.
Por isso, a CelPlan também atua com soluções preventivas para aumentar a cibersegurança das redes públicas e privadas, definindo, inclusive, os parâmetros de segurança mais indicados para cada negócio.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre os nossos serviços.