Se a sua empresa quer segurança e mais agilidade nas tomadas de decisão, investir em uma solução que une IA e monitoramento de vídeo é garantia de destaque no mundo corporativo

Em julho de 2020, a empresa paulista de transporte privado 99 ampliou o uso do monitoramento de vídeo para diferentes estados do país. O objetivo era aumentar a segurança dentro dos carros, tanto para motoristas como para passageiros.

E a efetividade da medida foi comprovada por uma pesquisa realizada pela própria 99. O índice de condutores que afirmaram se sentir seguros é 27% superior entre aqueles cujos veículos possuem o dispositivo.

Além disso, a empresa relata que a iniciativa, somada a outras ferramentas de inteligência artificial que colaboram para a prevenção de crimes, ajudou a reduzir em 60% o número das ocorrências no ano de 2019. Dados que comprovam ainda mais os benefícios do videomonitoramento.

Esses sistemas, que no cenário da pandemia se aprimoram em ritmo acelerado, têm muito mais a oferecer. Por isso, neste artigo, vamos mostrar quatro aplicações do monitoramento de vídeo que garantem não apenas segurança, mas também melhoram a agilidade corporativa e a competitividade empresarial.

Boa leitura!

Das câmeras analógicas aos softwares analíticos

A máscara não é apenas um item obrigatório para se prevenir da COVID-19. Ela também pode ser considerada um dos principais motivos para a aceleração do desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) aplicadas ao monitoramento de vídeo.

A impossibilidade de fazer o reconhecimento facial completo das pessoas levou o setor a atualizar os algoritmos utilizados para esse propósito. Com isso, as empresas especializadas estão a todo vapor, desenvolvendo soluções sofisticadas de videomonitoramento.

Hoje, vemos softwares analíticos cada vez mais aprimorados. Ferramentas com características que chamam a atenção devido às funcionalidades que, até então, deveriam demorar um pouco para se tornar realidade.

Um belo contraste quando se fala nos primórdios da solução, lá no início da década passada. Nessa época, os sistemas de monitoramento por vídeo se valiam de câmeras analógicas, sem nenhum tipo de inteligência. Suas funções eram apenas a visualização e a gravação de imagens.

O objetivo continua sendo o mesmo: a captação de frames para ajudar na identificação de algum tipo de desvio de conduta ou ação, mas, hoje, é possível contar com o apoio de novas e modernas funções. Uma excelente maneira de atender à pauta da segurança pública ou privada e também contribuir na melhoria de processos industriais.

O que há de novo em monitoramento de vídeo?

O advento da internet representou a primeira grande mudança quando se fala em videomonitoramento. A partir das câmeras IP, que são inteligentes e atuam transformando imagens em dados, houve a integração com a TI e outras tecnologias foram agregadas. Foi um passo para transformá-las em um dispositivo de telecomunicação, incluindo outras funcionalidades.

Nos últimos anos, o videomonitoramento vem crescendo de forma exponencial, com aplicações analíticas muito avançadas. Isso porque a inteligência artificial pode contribuir para otimizar todo o sistema, com menos erros e mais agilidade. O que inclui reconhecimento de padrões e armazenamento de dados usados para a análise de padrões e diagnóstico do que precisa ser melhorado.

Por isso, vamos destacar quatro aplicações da inteligência artificial nos sistemas de videomonitoramento. São alternativas que permitem ir muito além do mero registro e gravação de cenas.

1. Reconhecimento Facial

A previsão de uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, em 2018, e divulgada pelo Portal Terra, é animadora. De acordo com o estudo, nos próximos anos, haverá uma redução de 80% no número de pessoas desaparecidas em mercados maduros, devido ao reconhecimento facial disponibilizado por soluções baseadas em IA e câmeras inteligentes.

E essa é apenas uma das vantagens em monitorar por vídeo, a partir de sistemas altamente modernos. É possível identificar rostos humanos em imagens digitais, cruzando padrões e dados. Funcionalidades que já são realidade no controle de acesso em aeroportos, para detectar criminosos, bem como para espaços comerciais e empresas, auxiliando a vetar o acesso de pessoas não autorizadas.

2. O papel dos circuitos fechados de televisão

Com sistemas de CFTV integrados à inteligência artificial, é possível detectar, com muito mais agilidade e facilidade, atitudes e comportamentos suspeitos nos ambientes monitorados.

Isso garante um trabalho mais eficiente pelas equipes de segurança, não apenas em se tratando dos condomínios residenciais. Estabelecimentos comerciais e industriais também se valem desses benefícios, ao contar, por exemplo, com viabilidade da emissão de alertas instantâneos, 24h por dia.

Assim, quando detectado algum incidente, os operadores do monitoramento acionam uma equipe de forma imediata, que vai até o local e verifica o ocorrido.

3. Cobertura de áreas extensas

A inteligência artificial também possibilita agregar a funcionalidade do reconhecimento de perímetro, excelente para grandes áreas e com necessidade de alta cobertura, como fazendas e fábricas.

O monitoramento de vídeo acontece a partir de câmeras com radares integrados. Quando um objeto ou pessoa cruza o limite que o sistema determina, é disparado um alarme para a equipe de monitoramento.

Dessa forma, em conjunto com dispositivos de rastreamento, o videomonitoramento possibilita acompanhamento eficaz do que ocorre em todos os ambientes, de dia e à noite.

4. Funções avançadas para veículos

O reconhecimento de placas de veículos, chamado License Plate Recognition, ou LPR, é uma ótima solução para a área de segurança. O sistema visa monitorar e restringir veículos em espaços públicos e privados.

A base são câmeras de segurança IP que agregam o LPR da inteligência artificial, reconhecendo padrões, além de capturar e armazenar as placas dos veículos, tudo de forma automática. Portanto, placas não registradas podem ser facilmente identificadas, impedindo a abertura de portões e cancelas e ainda emitindo alertas.

E como se isso não bastasse, falamos de sistemas em constante inovação. Para se ter ideia, as últimas versões realizam desde a captura e registro das placas, até a identificação da marca e a cor do veículo. O resultado é um monitoramento mais assertivo.

Se você ainda não implementou alguma dessas funcionalidades da inteligência artificial, para garantir o melhor videomonitoramento e segurança, está na hora de rever o seu planejamento. Esse é um diferencial indispensável no caminho de uma atuação mais competitiva junto ao mercado.

A CelPlan com soluções de ponta

A CelPlan é referência na instalação de sistema de videomonitoramento e controle de acesso. A empresa internacional conta com soluções personalizadas por meio da sua divisão chamada Wi4Net, que apresenta flexibilidade única em design e implantação.

A Wi4Net oferece uma família inovadora de monitoramento por vídeo e soluções de banda larga de 4.9 GHz (ou outro espectro). Já são centenas de redes, com milhares de câmeras perfeitamente integradas via tecnologia sem fio, vídeo digital, monitoramento, armazenamento e arquivamento.

Os mercados em foco para a Wi4Net incluem:

  • Municípios
  • Polícia
  • Governo Federal
  • Educação
  • Segurança pública
  • Saúde
  • Transporte/trânsito
  • Sistema de Tráfego Inteligente (ITS)
  • Energia (óleo & gás, elétricas)

Com 24 anos de experiência na indústria de telecomunicações sem fio, a Wi4Net oferece uma gama completa de serviços de consultoria e integração para complementar suas soluções. Um trabalho pioneiro e que também está presente no desenvolvimento de componentes de hardware ou software não disponíveis no mercado, a fim de criar uma solução ideal para a necessidade específica do cliente.

Ficou com vontade de saber mais? Então, acesse o link e conheça tudo sobre a Wi4Net e o que ela pode oferecer de mais completo em monitoramento de vídeo, com total e perfeita integração às tecnologias de inteligência artificial.

NEWSLETTER

Cadastre-se em nosso banco de dados para ficar por dentro de todas as novidades da CelPlan!