Falar de cidades inteligentes é falar em mobilidade urbana segura e com qualidade. Isso vale para o transporte público e o privado, com comunicação em tempo real e comodidade para os usuários.

Em um mundo cada vez mais conectado, os Sistemas de Transporte Inteligente (Intelligent Transportation Systems – ITS) vêm transformando a mobilidade urbana nos grandes centros. A tecnologia apoia atividades que vão desde o controle dos semáforos até a comunicação em tempo real entre veículos e com o sistema de tráfego.

E quando se fala nas cidades inteligentes, ITS é muito mais do que isso. É a chance de as pessoas estarem conectadas a todo momento, inclusive nos deslocamentos a trabalho e lazer. Algo que também está relacionado à viabilidade em acessar a Internet, com a mesma qualidade de casa, em qualquer lugar. Ou seja, produtividade em tempo integral e onde quer se esteja.

Por isso, cada vez mais os olhos dos gestores públicos e das empresas privadas estão voltados para a interação dos sistemas, já que os ITS podem trazer benefícios para quem transporta e para quem é transportado. Sinônimo de comodidade, segurança e redução de custos.

Quer saber mais? Siga a leitura

A tecnologia da mobilidade urbana

Quando se trata de mobilidade urbana, a agilidade promovida pela integração de diversos serviços e sistemas por meio da tecnologia traz mudanças significativas, tanto para as pessoas quanto para os negócios.

Isso é possível a partir de veículos inteligentes e conectados, em um ecossistema que inclui semáforos, sensores de tráfego, câmeras, autoridades de trânsito e segurança pública, ambulâncias e bombeiros. Sem falar em toda a cadeia de valor de logística, que engloba trens, ônibus e tudo mais que faz parte do sistema de transporte urbano.

Por trás de tudo isso está um sério trabalho de inovação dos meios de transporte capaz de melhorar o nosso dia a dia. Falamos dos Sistemas de Transporte Inteligente, dos quais você vai entender melhor a partir de agora.

O que são Sistemas de Transporte Inteligente (ITS)?

Ao longo dos anos, a evolução dos Sistemas de Transporte Inteligente está acelerada. Com a utilização dos computadores pessoais e a globalização das atividades econômicas, os recursos de ITS puderam ser assimilados por usuários, operadores e gestores.

De lá para cá, vemos a forte presença de ITS na operação e gestão da mobilidade urbana na nossa rotina. Por exemplo, temos os produtos que incluem sistemas de posicionamento global (Global Positioning Systems – GPS) para diversos tipos de veículos, do coletivo ao individual.

Em se tratando de cases coletivos, podemos citar a introdução do ITS na bilhetagem eletrônica dos sistemas de transporte público urbano. Mas são muitas as áreas que se beneficiam dos Sistemas de Transporte Inteligente. Acompanhe os exemplos:

Logística

A tecnologia aliada à mobilidade urbana traz benefícios para empresas de transporte de cargas. Isso se dá por meio da otimização dos custos com a manutenção da infraestrutura, rastreabilidade das mercadorias e a garantia de que o produto será entregue ao consumidor.

Gestão de tráfego

O uso de ITS permite estabelecer padrões e indicadores de desempenho, que facilitam a tomada de decisão e a atividade gestora. Assim, a administração da frota de veículos ganha eficiência, ao obter o controle sobre quesitos como o consumo de combustível, organização da escala dos motoristas e otimização do uso da frota.

Locomoção diária

O transporte inteligente, com o uso de ferramentas tecnológicas, também se relaciona com a utilização de aplicativos de transporte de passageiros, tão comuns nos dias de hoje e que facilitam o deslocamento diário da população. Uma alternativa que garante maior agilidade e conforto nos trajetos, reduzindo o tempo de viagem e podendo se transformar em uma opção mais econômica.

Conectividade

Fora todas essas aplicações, em um mundo de pura conectividade, os Sistemas de Transporte Inteligente também garantem que o usuário tenha acesso móvel à internet. É funcionalidade e produtividade sem medo de falhas na rede, por conta da viabilidade em dispor de sinal de alta qualidade.

Já pensou em poder participar da reunião on-line pelo telefone celular dentro da linha de trem, sem perder a conexão? Ou não precisar interromper o planejamento de uma apresentação no notebook enquanto se desloca, com uma internet rápida e segura?

Trata-se de mais uma vantagem em implementar os Sistemas de Transporte Inteligente. Dessa forma, apostar em soluções de tecnologia para meios de transporte agrega valor, fazendo com que a melhoria da mobilidade urbana vá além da construção de infraestrutura física.

A CelPlan é inteligência em transporte

Comprometida com o desenvolvimento de tecnologia e inovações de ponta, a CelPlan acumula larga experiência na análise, planejamento e implantação de tecnologias de comunicação, bem como de soluções voltadas aos Sistemas de Transporte Inteligente – ITS.

O principal foco, nessa área de atuação da empresa, é o bem-estar dos passageiros do sistema de transporte que buscam acesso móvel à internet, com qualidade similar à disponível em casa. É uma forma de aproveitar o tempo de deslocamento, sem abrir mão da produtividade.

E quando se trata de fornecer comunicações aos trens, por exemplo, a tarefa é desafiadora. Entre as possibilidades a serem exploradas estão as redes de operadoras de celulares, as redes privadas ao longo dos trilhos ou a comunicação via satélite.

No que se refere às operadoras de telefonia celular, sabe-se que a cobertura é irregular ao longo das ferrovias, com longos comprimentos de alcance limitado ou inexistente. Portanto, somente a disponibilidade da taxa de transferência pode ser esperada. Além disso, trens geralmente ficam na extremidade da cobertura celular e se comunicam em esquemas de baixa modulação, consequentemente reduzindo a capacidade da célula.

As redes privadas ao longo dos trilhos são uma boa maneira de garantir qualidade e taxa de transferência uniformes. Mas a implantação pode ser cara e justificável apenas em rotas de alta densidade de tráfego.

Já os satélites que utilizam a faixa de frequência da banda Ku fornecem baixa capacidade, são congestionados e têm preços altos. Enquanto ainda estão sendo lançados novos satélites da banda Ka, que devem operar com maior capacidade e custo reduzido, essa é uma solução a utilizar apenas quando as outras opções não estejam disponíveis.

CellRail

Pensando nisso, a CelPan criou o CellRail, produto que explora essas três possibilidades, direcionando o tráfego para que a produtividade seja maximizada e os custos minimizados. É um caminho que permite superar os desafios de ofertar serviços de Internet dentro do trem, a partir de um design cuidadoso.

A solução da CelPlan fornece uma taxa de transferência de dados, no trem, que supera os 100 Mbps. É um número bem superior aos 20 Mbps exigidos como base. Outra vantagem é a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades do cliente, utilizando diferentes opções de Commercial Off-The-Shelf (COTS), que podem ser atualizadas ao longo do tempo.

Com o CellRail, também fica garantido suporte à comunicação entre trens para outras aplicações, como Positive Train Control (PTC). São funcionalidades que fazem do CellRail uma ferramenta econômica e de alta capacidade, acompanhando a evolução constante e acelerada da tecnologia.

É mais um exemplo da seriedade do trabalho da CelPlan na oferta do que há de mais moderno em soluções de tecnologia da comunicação, incluindo o segmento de Sistemas de Transporte Inteligente. Saiba mais sobre as soluções da empresa, acessando nosso site!

NEWSLETTER

Cadastre-se em nosso banco de dados para ficar por dentro de todas as novidades da CelPlan!