Entenda como essa tecnologia de banda larga sem fio facilita o controle de tráfego aéreo, otimizando a comunicação dos aeroportos.
Não é novidade que as tecnologias de redes de comunicação evoluem rapidamente no mundo inteiro, exigindo renovações de processos e rotinas em praticamente todos os segmentos comerciais e sociais. No setor de aviação, isso não é diferente. As companhias aéreas comerciais já estão oferecendo melhores redes de Wi-Fi aos passageiros, por exemplo, e evoluindo substancialmente nas redes de comunicações terrestres dos aeroportos.
E o AeroMACS™ (Aeronautical Mobile Airport Communication System) é uma dessas inovações. Já designado como o novo padrão de interface para comunicação pista e terra nos aeroportos, ele facilita o controle do espaço aéreo, considerando a crescente necessidade de comunicação de dados e compartilhamento de informações na superfície para aplicativos fixos e móveis.
A tecnologia, que foi homologada em território brasileiro pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ainda em 2021, deverá ser adotada pelos aeroportos. Quer saber mais sobre? Leia o artigo completo!
Crescente necessidade de comunicação
Com a extensa oferta de acesso a rede Wi-Fi para os passageiros de companhias aéreas, um grande desafio vem sendo construído: a necessidade de tecnologias que garantem que os sinais que o avião coleta dos passageiros via Wi-Fi, sejam enviados e recebidos por uma estação terrestre para o roteamento adequado da Internet. Esse empenho para garantir uma comunicação eficiente e segura, principalmente no ambiente da aviação, continua sendo um grande desafio para o setor.
A infinita quantidade de novas tecnologias e hardwares adotados anualmente, embora fundamentais para o crescimento do ramo, demandam também um grande esforço de melhorias e modernização na comunicação entre diferentes pontos.
Com isso, o desenvolvimento e a aplicação de novas ferramentas se tornam necessários nesse contexto, especificamente quando pensamos na segurança em projeto de redes de comunicação terra-ar (air-to-ground) voltado para a cobertura das rotas das aeronaves.
O surgimento do AeroMACS™ nasceu dessas necessidades e, rapidamente, tornou-se o padrão de comunicação de interface aérea em todo o mundo. As vantagens vão além de uma taxa de transferência mais alta nas comunicações em terra, com pontos fortes que agregam ainda em segurança, flexibilidade, confiabilidade, escalabilidade e interoperabilidade para oferecer suporte a implantações globais.
Excelência técnica certificada
O AeroMACS™ é uma tecnologia de banda larga sem fio. Trata-se de um sistema padronizado internacionalmente e validado pelos principais órgãos da aviação civil mundial para o suporte à segurança e regularidade dos voos.
Baseado no padrão WiMAX (IEEE 802.16e), ele opera na faixa de espectro de aviação protegida/licenciada de 5091 MHz a 5150 MHz e permite que as comunicações terra-aeronave suportem aplicativos atuais e novos que requerem mais largura de banda.
Por trás desse conjunto de especificações técnicas está um conjunto de ganhos. Acompanhe no próximo tópico!
Vantagens e benefícios
Um dos pontos altos, sem dúvida, é a maior eficiência na comunicação entre o solo e os aviões. O AeroMACS™ oferece suporte, inclusive, aos aplicativos que exigem um tráfego de sinal mais robusto, além de aprimorar o potencial em melhorar a transmissão de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) e as Comunicações de Operações Aéreas (AOC). Isso significa aliviar o tráfego, congestionamentos e atrasos.
Ainda é possível mencionar a ampliação de segurança, e a explicação é simples. Há maior consciência situacional, com redução do potencial de erro humano, num cenário em que os pilotos dominam as informações necessárias para a tomada de decisões mais assertivas.
Entre outras vantagens, ele consegue aumentar os recursos de segurança em troca de dados privados, e suporta a integração de comunicações críticas na superfície do aeroporto.
O suporte especializado que não tem preço
Consciente dos impactos positivos promovidos pela comunicação aeroportuária baseada em tecnologia de ponta, a CelPlan se especializou no suporte à implantação de Redes de Comunicações em Solo de Aeroportos.
A empresa projeta redes sem fio com objetivos específicos de latência e confiabilidade, focada na implantação do AeroMACS™ e em outras operações em ambientes de infraestrutura crítica. Nosso time é pronto para realizar a necessária coordenação do espectro, em parceria com o WiMAX Forum, atuando com alto desempenho e qualidade.
Além disso, com base na experiência adquirida na implantação de sistemas completos de vigilância de ponta a ponta nos Estados Unidos, a CelPlan pode entregar sistemas AeroMACS™ para aeroportos, em regime turnkey, fornecendo projeto, planejamento, plano de implantação, serviços de instalação, comissionamento e manutenção.
As soluções da CelPlan
Conheça o conjunto completo de ferramentas e serviços da CelPlan, para dar suporte às implantações de Redes de Comunicações em Solo de Aeroportos:
- Projeto e planejamento de redes AeroMACS™;
- Software para otimização de recursos AeroMACS™;
- Soluções para rastreamento de ativos na pista;
- Modelamento de aeroportos (GIS);
- Calibração de modelo de RF para frequências de uso em aeroportos;
- Projeto de backhaul;
- Análise de disponibilidade de comunicações;
- Consultoria especializada.
Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas e colocar os aeroportos nacionais no caminho da mais alta tecnologia de internet privada em aeronaves!