*Clique para ampliar.

Topografia: bases de terreno e elevação – DEM (digital elevation model) ou DTM (digital terrain model), com resoluções de até 1m. Os arquivos de topografia costumam ser extraídos de cartas topográficas editadas pelo IBGE/DSG na melhor escala disponível ou atualizadas por sistemas de fotogrametria. As curvas de níveis e pontos culminantes, presentes nas cartas topográficas, serão digitalizadas por processo manual. Após o processo de digitalização dos mapas, os respectivos arquivos passam por processo de linearização com o uso de softwares especificamente desenvolvidos para este fim, que utilizam algoritmos matemáticos baseados no princípio da triangulação, responsáveis pela interpolação de pontos entre as curvas de nível digitalizadas, permitindo a obtenção de banco de dados sem descontinuidades, ideal para a obtenção de alta resolução nos projetos de sistemas wireless.

Morfologia ou Clutter: bases de dados da ocupação do solo definidas especificamente para telecomunicações, considerando diversos tipos de classificações – urbano, suburbano, urbano denso, vegetação (rasteira ou alta, por exemplo), entre outras. Estas bases podem ter resolução de até 1m.

Estimated Building Heights (EBH): os projetos de sistemas wireless atuais têm utilizado frequências cada vez mais altas e requerido um nível de detalhamento cada vez maior no planejamento, o que levou a CelPlan a desenvolver a base de dados de edificações, conhecida como Morfologia EBH. Geradas a partir de fotos de satélites de altíssima definição, são geradas a base de morfologia com detalhamento de alturas para cada uma das edificações na área de interesse, com precisão de até 5m no eixo Z, como é possível ver na imagem abaixo.

*Clique para ampliar.