O CellPhoneTM  uma ferramenta para análise de desempenho de rede, com dois componentes (aplicativo/cliente e servidor), que permite operadoras avaliar e visualizar geograficamente o desempenho de sua rede na perspectiva do usuário.

O DESAFIO

O desempenho de redes de dados é muito difícil de ser avaliado e analisado pelas operadoras devido às características adaptativas da rede em termos de tráfego cursado, modulação, esquemas de codificação, entre outros.

Os métodos tradicionais de avaliação de desempenho de redes, tais como medidas em campo (drive test) para medir níveis de sinal/qualidade e estatísticas de OSS, podem detectar alguns tipos de falhas, mas não conseguem expressar o nível de satisfação dos usuários com a rede. Esses métodos foram herdados da análise de redes que utilizam comutação por circuito e não são ideais para redes de dados, como, por exemplo, redes 4G.

Hoje em dia é comum avaliar o desempenho de redes de dados através da medição da velocidade de dados instantânea, o que não considera atrasos na rede e, consequentemente, congestionamento de rede; isso resulta, com frequência, em medidas que podem mostrar velocidades de dados muito altas mas que não refletem a real experiência do usuário. Clique aqui e leia mais a respeito.

A SOLUÇÃO

Para resolver esse problema de medir a real experiência do usuário (Customer Experience) com a rede, a Celplan apresenta o CellPhoneTM, uma ferramenta que permite operadoras avaliar e visualizar geograficamente o desempenho de sua rede na perspectiva do usuário.

Para avaliação de ponta a ponta, a solução inclui dois componentes, do lado do cliente foi desenvolvido o aplicativo CellPhoneTM para Android, disponível na Play Store, que fornece informação sobre conectividade, satisfação do usuário, teste de velocidade, histórico de chamadas, e avaliação subjetiva das aplicações executadas (pesquisa com o usuário).

O outro componente é o servidor do CellPhoneTM que permite a configuração de sessões de dados simulando interações do usuário, como por exemplo Skype, Chamadas, FTP Download/Upload, etc. e fornece múltiplos relatórios tais como medidas geo-referenciadas, monitoramento de tipo de tráfego/mensagens teste, classificação automática da experiência e qualidade percebida pelo terminal do usuário (objetiva), histórico de chamadas testes e respostas das pesquisas de percepção do usuário (subjetiva).