MMDS, LMDS

Multichannel Multipoint Distribution Service (MMDS), anteriormente conhecido como Broadband Radio Service (BRS) e também conhecido como Wireless Cable, é uma tecnologia de telecomunicações sem fio, usada para redes de banda larga de uso geral ou, mais comumente, como um método alternativo de programação de televisão a cabo. recepção.
A banda BRS usa frequências de microondas de 2,5 GHz a 2,7 GHz. A recepção de sinais de televisão e dados transmitidos pelo BRS é feita com uma antena de micro-ondas no telhado.
A antena é conectada a um conversor descendente ou transceptor para receber e transmitir o sinal de micro-ondas e convertê-los em frequências compatíveis com sintonizadores de TV padrão (assim como em antenas parabólicas, onde os sinais são convertidos em frequências mais compatíveis com o cabeamento coaxial de TV padrão) , algumas antenas usam um conversor ou transceptor integrado.
Os canais de TV digital podem então ser decodificados com um decodificador de cabo padrão ou diretamente para TVs com sintonizadores digitais integrados. Os dados da Internet podem ser recebidos com um Cable Modem DOCSIS padrão conectado à mesma antena e transceptor.
A banda MMDS é separada em 33 “canais” de 6 MHz (31 nos EUA) que podem ser licenciados para empresas de cabo que oferecem serviços em diferentes áreas de um país.
O conceito era permitir que as entidades possuíssem vários canais e multiplexassem vários dados de televisão, rádio e, posteriormente, da Internet em cada canal usando tecnologia digital.
Assim como acontece com os canais a cabo digital, cada canal é capaz de 30,34 Mbit/s com modulação 64QAM e 42,88 Mbit/s com modulação 256QAM.
Devido à correção de erros de encaminhamento e outras sobrecargas, a taxa de transferência real é de cerca de 27 Mbit/s para 64QAM e 38 Mbit/s para 256QAM.
A CelPlan implementou toda a extensão dos regulamentos da FCC para MMDS em um produto chamado CellFCCTM.
O plano de banda BRS mais recente faz alterações no tamanho do canal e no licenciamento para acomodar novos equipamentos fixos e móveis WIMAX TDD e frequências realocadas de 2.150 a 2.162 MHz para a banda AWS.
Essas alterações podem não ser compatíveis com as frequências e tamanhos de canal necessários para operar equipamentos tradicionais baseados em MMDS ou DOCSIS.
O Local Multipoint Distribution Service (LMDS) é uma tecnologia de acesso sem fio de banda larga originalmente projetada para transmissão de televisão digital (DTV).
Foi concebido como uma tecnologia fixa sem fio ponto-multiponto para utilização na última milha. O LMDS normalmente opera em frequências de micro-ondas nas bandas de 26 GHz e 29 GHz.
Nos Estados Unidos, as frequências de 31,0 a 31,3 GHz também são consideradas frequências LMDS.
A capacidade de rendimento e a distância confiável do link dependem das restrições comuns do link de rádio e do método de modulação usado – chaveamento de mudança de fase ou modulação de amplitude.
A distância é normalmente limitada a cerca de 1,5 milhas (2,4 km) devido a restrições de atenuação da chuva. Links de implantação de até 8 km (5 milhas) da estação base são possíveis em algumas circunstâncias, como em sistemas ponto a ponto que podem alcançar distâncias um pouco maiores devido ao aumento do ganho da antena.
O LMDS mostrou-se muito promissor no final da década de 1990 e tornou-se conhecido como “cabo sem fio” por seu potencial para competir com empresas de cabo no fornecimento de televisão de banda larga para residências.
A Comissão Federal de Comunicações leiloou espectro para LMDS em 1998 e 1999.
Apesar de seu potencial inicial e do entusiasmo que cercou a tecnologia, o LMDS demorou a encontrar força comercial.
Muitos fornecedores de equipamentos e tecnologia simplesmente abandonaram seus portfólios de produtos LMDS.
Os observadores da indústria acreditam que a janela para o LMDS se fechou com a sua substituição por tecnologias mais recentes. As principais empresas de telecomunicações têm sido agressivas na implantação de tecnologias alternativas, como IPTV e fibra nas instalações, também chamadas de “fibra óptica”.
Além disso, o LMDS foi superado em potencial tecnológico e comercial pelos padrões LTE e WiMAX.
Embora algumas operadoras utilizem o LMDS para fornecer serviços de acesso, o LMDS é mais comumente utilizado para backhaul de alta capacidade para interconexão de redes como GSM, UMTS, WiMAX e Wi-Fi.

Rolar para cima