A Agricultura Inteligente representa a aplicação de modernas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na agricultura, levando ao que pode ser chamado de Terceira Revolução Verde.
A Agricultura Inteligente tem um potencial real para proporcionar uma produção agrícola mais produtiva e sustentável, baseada numa abordagem mais precisa e eficiente em termos de recursos. No entanto, enquanto nos EUA possivelmente até 80% dos agricultores utilizam SFT, na Europa não passa de 24%.
Do ponto de vista do agricultor, a Agricultura Inteligente deve proporcionar-lhe valor acrescentado sob a forma de uma melhor tomada de decisões ou de operações de exploração e gestão mais eficientes. Neste sentido, a agricultura inteligente está fortemente relacionada com três campos tecnológicos interligados abordados pela Smart AKIS Network:
- Sistemas de Informação Gerencial: Sistemas planejados para coletar, processar, armazenar e disseminar dados na forma necessária para realizar as operações e funções de uma fazenda.
- Agricultura de precisão: gestão da variabilidade espacial e temporal para melhorar os retornos econômicos após o uso de insumos e reduzir o impacto ambiental. Inclui Sistemas de Apoio à Decisão (DSS) para gestão de toda a fazenda com o objetivo de otimizar o retorno dos insumos e preservar os recursos, possibilitados pelo uso generalizado de GPS, GNSS, imagens aéreas de drones e a última geração de imagens hiperespectrais fornecidas por satélites Sentinel, permitindo a criação de mapas da variabilidade espacial de tantas variáveis quanto possam ser medidas (por exemplo, rendimento das culturas, características/topografia do terreno, conteúdo de matéria orgânica, níveis de humidade, níveis de azoto, etc.…).
- Automação agrícola e robótica: O processo de aplicação de robótica, controle automático e técnicas de inteligência artificial em todos os níveis de produção agrícola, incluindo farmbots e farmdrones.
As aplicações de Agricultura Inteligente não visam apenas grandes explorações agrícolas convencionais, mas também podem ser novas alavancas para impulsionar outras tendências comuns ou crescentes nas explorações agrícolas, como a agricultura familiar (espaços pequenos ou complexos, culturas e/ou gado específicos, preservação de alta qualidade ou variedades específicas,…), agricultura biológica, e melhorar uma agricultura muito respeitada e transparente de acordo com o consumidor europeu, a sociedade e a consciência do mercado.
A Agricultura Inteligente também pode proporcionar grandes benefícios em termos de questões ambientais, por exemplo, através do uso mais eficiente da água ou da otimização de tratamentos e insumos.