Hoje, os passageiros dos sistemas de transporte esperam um acesso à Internet semelhante ao que estão acostumados em casa, para que a produtividade seja mantida durante o trânsito. Fornecer comunicações aos comboios não é uma tarefa fácil e as seguintes possibilidades podem ser exploradas:
- Celular Comercial: Embora existam várias operadoras de celular, a cobertura é irregular ao longo da ferrovia, com longas extensões de cobertura limitada ou inexistente.A disponibilidade de tráfego sobressalente por célula é limitada, portanto, apenas a disponibilidade de rendimento pode ser esperada. Os comboios estarão geralmente no limite da cobertura celular e comunicarão em esquemas de baixa modulação, reduzindo consequentemente a capacidade da célula.
- Rede privada de via: Esta é a melhor maneira de garantir qualidade e rendimento uniformes, mas a implantação pode ser cara e só é justificável em rotas de alta densidade de tráfego.
- Satélite: Os satélites de banda Ku existentes têm baixa capacidade, estão congestionados e os preços são altos. Os novos satélites de banda Ka deverão estar totalmente disponíveis até ao final de 2016, altura em que se pode esperar maior capacidade e preços mais baixos. Devido a questões de preço, esta solução só é sensata quando as outras soluções não estão disponíveis.
A solução CellRail™ da CelPlan explora essas três possibilidades, roteando o tráfego para que o rendimento seja maximizado e os custos minimizados. A oferta de serviços dentro do trem também apresenta muitos desafios e requer um projeto cuidadoso. Um único carro pode exigir uma taxa de transferência de mais de 20 Mbps. A solução CelPlan oferece vazão de trem acima de 100 Mbps. A implantação de antenas em cada carro é cara e complicada para manutenção, portanto, conexões entre carros são recomendadas. Estas conexões devem ser econômicas e de alta capacidade, pois podem ter que transportar conteúdo adicional, como vídeo sob demanda.
Além disso, a tecnologia está evoluindo em ritmo acelerado e melhores soluções estão constantemente disponíveis. Uma implantação eficaz deve usar componentes COTS (Commercial Off-The-Shelf) que podem ser atualizados/substituídos com facilidade. Pensando em tudo isso, a CelPlan desenvolveu o CellRail™. Pode ser personalizado de acordo com as necessidades do cliente, utilizando diferentes opções de COTS e pode ser evoluído e atualizado ao longo do tempo. CellRail ™ também fornece suporte de comunicação intra-trem para outras aplicações, como PTC (Controle Positivo de Trem).
A composição do CellRail é mostrada no diagrama.