As empresas de abastecimento de água enfrentam desafios únicos nas suas operações, incluindo o equilíbrio da questão da procura crescente, do aumento dos preços da energia, do envelhecimento das tubagens, da pressão para uma maior eficiência e sustentabilidade e de uma perspectiva desafiadora para o abastecimento de água. As ferramentas de gestão tradicionais e as políticas actuais são muitas vezes inadequadas para resolver estas questões. A maturidade das soluções baseadas em dados e a rápida evolução das tecnologias e redes de telecomunicações permitem aumentar a instrumentação e a telemetria das redes de água, especialmente dos sistemas de distribuição, permitindo que a concessionária de água introduza dispositivos inteligentes, como bombas, tubulações, sensores e válvulas em sua rede. Uma boa rede de água inteligente deve ser estruturada em camadas, utilizando dados provenientes de tecnologias de comunicação para apoiar as fontes de água, a produção, a transmissão e a distribuição e, finalmente, as necessidades dos consumidores. Cada uma dessas camadas deve ser construída sobre uma rede robusta de telecomunicações e TI para permitir um fluxo de informações rápido, confiável e seguro.
Os dispositivos inteligentes podem incluir tudo, desde sensores até controlo remoto, exigindo assim diferentes níveis de fiabilidade e segurança. Uma rede de água sólida e inteligente deve atender adequadamente a essas necessidades para evitar problemas posteriores no gerenciamento desses dispositivos. As tecnologias e sistemas disponíveis atualmente para redes de água inteligentes incluem o seguinte: sistemas de supervisão, medição avançada (AMR/AMI), sensores, medidores de vazão e pressão, registradores de dados, painéis de serviços públicos, gerenciamento de ativos (incluindo GIS e ferramentas esquemáticas), ferramentas de força de trabalho, sistemas de alerta e análises.
As empresas de serviços de abastecimento de água precisam de adotar uma abordagem abrangente na sua escolha de comunicações e devem considerar vários tópicos, tais como: Esta tecnologia é escalável? Qual é a latência envolvida? Que cobertura pode ser fornecida? Opera em espectro licenciado? É uma solução proprietária ou padronizada?
A CelPlan realizou análises para diversas concessionárias e pode propor soluções exclusivas para apoiar seus esforços de otimização de rede e, ao mesmo tempo, reduzir CAPEX e OPEX. O dimensionamento de tais redes requer diversas camadas de informação, por exemplo: localização dos dispositivos a serem monitorados e controlados (geolocalização) caracterização das necessidades de comunicação de cada dispositivo (demanda de throughput, latência e protocolos) disponibilidade e acordos de compartilhamento de tecnologia de infraestrutura escolhas de espectro e tecnologia
As escolhas feitas hoje terão de ser utilizadas ao longo de um período crítico de mudança na indústria e terão de se adaptar a muitas mudanças tecnológicas e comportamentais no horizonte, desde o aumento de dados até à tomada de decisões à disposição dos consumidores e dos serviços públicos. Selecionar uma solução que não se adapte às necessidades futuras pode ser um erro dispendioso. A experiência e a abordagem independente de fornecedor da CelPlan podem ajudá-lo a escolher a solução mais adequada para atender às suas necessidades.